sábado, 4 de dezembro de 2010

Desenvolvimentos no controlo de motores

O circuito que se mostra no vídeo do último post sofreu duas ligeiras alterações: Foram adicionadas mais duas pilhas de 1,5 V em série (totalizando assim cerca de 6V), fazendo o motor girar mais rápido. Foi também adicionado um diodo em paralelo com o motor para evitar danos na placa arduino.
Este circuito permite controlar a velocidade de um motor, mas apenas num sentido. Para conseguir inverter o sentido são necessários mais alguns componentes adicionais.
Procurei por locais em Portimão onde se vendessem componentes electrónicos. mas não consegui encontrar nenhum. Apenas se vende estes componentes em Lisboa e no Porto.
Agora que já é possível controlar os motores (ou qualquer outro dispositivo que consuma alguma corrente), embora de forma limitada, é necessário fornecer transformar esta energia eléctrica controlada em pressão hidráulica, de modo a fazer mover o braço.
Neste site pode ser encontrado um esquema de um circuito que permite controlar o motor em ambos os sentidos: http://fablab.lowtech.org/w/doku.php/arduino/controllers_and_sensors

Sem comentários: