domingo, 27 de março de 2011

servos

As experiências com os servos revelaram algumas dificuldades imprevistas. Os modelos adquiridos comportam-se de forma diferente:
  • O servo HS-311 (Standard) funciona normalmente, sem qualquer problema.
  • Os restantes (HS-5625MG e HS-7955TG (Digital Torque)) não respondiam inicialmente aos comandos enviados pelo Arduino.
Depois de várias tentativas nas aulas, com a fonte de alimentação, e alguma pesquisa na internet consegui descobrir que a causa não estava no circuito eléctrico, mas sim na programação. Utilizando o método de controlar os servos usando o tempo do sinal (myservo.writeMicroseconds(i);) era possível controlar os motores mas com apenas 90º de amplitude, em vez dos anunciados 180º. Para tentar resolver este problema publiquei uma mensagem no fórum do Arduino. A ajuda foi rápida e eficaz!
Temos agora o controlo total sobre os servos.

domingo, 13 de março de 2011

Experiências com os servos

Depois da chegada dos servos, no dia 28 de Fevereiro, tenho efectuado algumas experiências com os mesmos. Utilizei, em primeiro lugar, o servo menos dispendioso (HS-311) para evitar danos por má utilização nos restantes.
Constatei que existe uma dificuldade na unidade dos ângulos utilizados para controlar os motores: Para efeitos de cálculos trigonométricos são utilizados os radianos, mas para efeitos de controlo dos servos é necessário utilizar graus. A conversão, embora um processo bastante simples, leva a alguma imprecisão que deverá ser corrigida bem como a uma maior lentidão do programa. O Arduino foi no entanto perfeitamente capaz de controlar o servo com precisão quando o ângulo foi introduzido directamente (sem cálculos prévios).
A necessidade de ligar os servos a uma fonte de alimentação externa para funcionarem todos em simultâneo impediu-me de efectuar todos os testes desejados.
Fiz uma montagem do servo HS-311 a uma placa de madeira semelhante às que utilizaremos na nossa segunda maquete. O resultado pode ver-se nas imagens a baixo: