domingo, 28 de novembro de 2010

Arduino - programação e circuitos

Ao longo deste mês tenho tentado aprender a programar e a construir circuitos simples, tendo por base o arduino.
A linguagem de programação utilizada é baseada em C/C++ e é à primeira vista algo assustadora. Um olhar mais atento revela que, com algum esforço e tempo, é até bastante intuitiva.
Já no caso dos circuitos a situação é um pouco diferente. Existem bastantes instruções para as montagens, mas em muitas delas são usados componentes que não possuímos e que são difíciceis de arranjar por perto. Como não tenho grandes conhecimentos na área da electrónica tudo se torna um pouco mais difícil. Existem lojas especializadas em Lisboa que enviam estes componentes por correio.
Mas nem tudo são más notícias. Por aquilo que consegui apurar, para o nosso braço talvez precisemos apenas de alguns transístores, resistências, diodos e motores, para além, claro da placa Arduino e de uma fonte de alimentação. Todos estes componente não são excessivamente caros (à excepção da placa controladora).
À procura de componentes tenho dilacerado um velho leitor de DVD que tenho em casa. O resultado é animador: 3 motores, um fusível, dezenas de condensadores, alguns botões (que não consegui ainda separar da placa) e uma fonte de alimentação (não sei se a mais adequada...).
Estamos de momento a redigir o relatório do primeiro período. Confesso não ser uma das actividades mais aliciantes, mas é antes de tudo algo necessário.
Tenho também feito alguma pesquisa em sites de universidades portuguesas sobre actividades e palestras no âmbito do nosso trabalho, mas até agora o sucesso foi nulo.
Para mais informações sobre o arduino e a sua linguagem de programação consultar: http://www.arduino.cc/en/Reference/HomePage